top of page

Dicas para os dias frios e secos do inverno


Frio é sinônimo de casa fechada, e com a ventilação menor no ambiente aliada a tapetes e ao pó pode ser um verdadeiro risco para os alérgicos nesta época de inverno.


Asma e rinite são as principais alergias de inverno. Segundo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) a asma afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por aproximadamente 400 mil internações e cerca de 2 mil óbitos. A rinite alérgica tem estreita relação com a asma. Dados indicam que 78% das pessoas com asma têm rinite alérgica.


Algumas dicas para os dias frios e secos do inverno são:


– A limpeza da casa sempre deve ser feita com pano úmido, tanto nos móveis, quanto nos assoalhos. Evite usar vassoura ou espanadores de pó, para que o ácaro não fique em suspensão. Caso observe paredes úmidas ou presença de mofo dentro de armários, faça a remoção com pano úmido embebido em água misturada com vinagre branco. E afaste, pelo menos, 5 cm os móveis das paredes úmidas.


– Os ácaros estão presentes em colchões, travesseiros, sofás de tecido, tapetes, além de cortinas e objetos que acumulam pó: brinquedos, livros e bichinhos de pelúcia que ficam expostos, sem proteção nas prateleiras.


– Roupas de cama devem ser lavadas semanalmente. Prefira tecidos mais leves nas cortinas, que possam ser retirados com facilidade para lavagem. Opte por edredons em vez de cobertores de pelos.


– A lavagem com água é sempre melhor nestes casos, ao invés da lavagem a seco ou mesmo somente exposição dos objetos ao sol. A água retira o ácaro do tecido, já o sol somente mata o ácaro, mas mantém o esqueleto dele e as fezes no local.

Fonte: ASBAI

Imagem: Istock

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page